Worldschooling

Esclarecemos aqui todas suas dúvidas sobre homeschooling e como vamos tratar a educação das crianças na estrada.

Pricila Franz, 26/01/2018 às 14h em Canela, Brasil

Mas e a educação das crianças?

Os primeiros passos na Metodologia Montessori são atividades de vida prática

Essa é a segunda frase que ouvimos das pessoas quando contamos sobre nosso projeto de volta ao mundo no trailer, porque a primeira é: “Que loucura, que coragem!”. A nossa sociedade atual não consegue conceber uma forma de vida diferente da estabelecida pelo sistema. Desde que nasceu a Isabela, nossa filha mais velha, praticamos homeschooling, ultimamente seguindo mais a linha do unschooling, com um pé na Pedagogia Científica de Montessori, sempre que possível. Com a viagem praticaremos Wordschooling ou Roadschooling. Nunca ouviu falar nesses termos? Explico.

Homeschooling

Homeschooling é o termo geral utilizado para designar a educação domiciliar. A criança não vai à escola regular, mas pode ser (ou não) matriculada numa escola à distância, pode ter aulas (ou não) regulares, com lições, provas, trabalhos e avaliações.

Unschooling

Dentro do Homeschooling encontra-se também o Unschooling, também chamado de Aprendizagem Natural. Nesse caso, os pais muitas vezes passam por um processo de desescolarização, ou seja, descobrem que a aprendizagem não precisa necessariamente ser sistematizada como na escola. A criança aprende naturalmente, de acordo com seus interesses, tendo um ambiente preparado ao seu redor para fomentar a curiosidade.

Quer aprender crochê? Vamos lá, com participação também dos avós na educação!

Aqui em casa sempre investimos muito em materiais concretos que auxiliem na compreensão de diversos conceitos, sejam curriculares ou não. Por exemplo, o material dourado, a escala cuisinaire, jogos sobre as 4 operações e diversos blocos lógicos para os conceitos matemáticos. Microscópio, jogos para fazer experiências, esqueletos e torsos humanos de plástico, mapas, globo terrestre, bandeiras e vídeos educativos como os do canal Manual do Mundo e livros, muitos livros, para os conceitos científicos, históricos e geográficos. Para a alfabetização, temos alfabetos móveis, quadros de escrever e jogos didáticos. Para as artes, frequentamos muitas exposições, museus, peças de teatro, aulas de dança, patinação, ginástica e disponibilizamos tinta e papel. Papel. E mais papel. Piano, violão, violino e um ukelele para incentivar o interesse pela música. Ainda utilizamos diversos aplicativos e sites educativos de apoio, como o IXL e o Khan Academy. E finalmente, para incentivar uma visão mais ampla de mundo e o conhecimento de diferentes culturas, gostamos de receber hóspedes estrangeiros via Couchsurfing. Já hospedamos amigos da Rússia, Irã, Filipinas, França, Irlanda, Finlândia e Argentina.

Atividade de inglês com material concreto
Jogos auxiliam muito na apreensão de conceitos

Como fiz magistério, sou formada em Letras e tenho mestrado em Literatura, fica um pouco mais fácil de saber como auxiliar o aprendizado dos pequenos sem parecer uma sala de aula, O Fabiano é formado em Ciências da Computação e tem inglês fluente, inclusive tendo trabalhado nos últimos 6 anos para uma empresa americana, o que nos dá também um bom suporte nas exatas e línguas estrangeiras. Mas é claro que nada disso é pré-requisito, pois muitos pais sem essa formação também fazem homeschooling ou unschooling no Brasil.

Por que não aprender o alfabeto brincando?
Ou descobrir como escrever as letras com giz e água, no chão?

Worldschooling

Em 1520 o navegador espanhol Fernão de Magalhães comandou a primeira expedição de circum-navegação da Terra. Na ocasião, atravessou um estreito canal de água com aproximadamente 600 km de extensão, que une os oceanos Pacífico e Atlântico no sul da América do Sul. Esse estreito passou posteriormente a ser chamado de Estreito de Magalhães, e mais tarde foi rota de importantes pesquisadores como Francis Drake e Charles Darwin.

Essa é uma das muitas histórias sobre a América do Sul que você provavelmente aprendeu na escola. Eu lembro, ainda que vagamente. Acontece que, em certo ponto da nossa viagem, faremos a travessia do Estreito de Magalhães usando um ferry, que vai levar a gente com carro, trailer e tudo mais. Será uma aula de história e tanto, daquelas pra levar pra vida toda!

Se fosse para ficarmos em um só lugar, teríamos raízes ao invés de pés.
Rachel Wochin

É mais ou menos disso que trata o wordschooling, ou roadschooling. A educação acontece na estrada mesmo, aproveitando-se do ambiente para assimilar conceitos de forma tão viva e concreta quanto possível. Por que não educar ao caminhar?

Aprender frações de modo concreto é muito mais fácil!
Que delícia que é todo mundo se juntar embaixo de uma árvore para ouvir uma história...
Visita a uma exposição sobre a cultura grega - conhecendo Pégasus

Dessa forma o leque vai se ampliar muito. Quer coisa melhor do que aprender sobre vulcões, fauna e flora, culturas diversas, do que presenciar isso fisicamente? Ver pinguins, baleias, guanacos, lhamas, neve, pessoas com trajes diferentes, múmias indígenas, Machu Picchu(!), Maoris? Aprender sobre a história da independência dos países sul-americanos, comidas, dança, artes típicas, tudo isso in loco?

Nenhuma sala de aula pode entre quatro paredes suplantar todo esse conhecimento e, principalmente, todo o respeito que queremos ensinar às crianças pelo que é diferente, todo o sentimento de gratidão que desejamos passar a elas por esse mundão lindo que Deus nos deu.

Além disso, sempre há a possibilidade de fazer intercâmbio e as crianças podem visitar escolas em algumas cidades. Se isso der certo será uma experiência única conhecer escolas com metodologias alternativas.

Quem não é apaixonado por astronomia?
Filha de peixe, peixinha é - aprendendo programação (no papel)

Perguntas Frequentes

E a questão jurídica, como fica?

No Brasil não há regulamentação, seja em caráter permissivo ou proibitivo. Ou seja, depende da interpretação de cada parte envolvida. O assunto está aguardando julgamento no STF. Enquanto o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a matrícula em alguma escola — e por isso alguns pais optam por matricular as crianças em escolas à distância, como a Clonlara, Calvert, K12, entre outras — a Constitução apenas impõe aos pais o dever de educar os filhos — o que obviamente já ocorre, no caso do homeschooling.

Em muitos países o homeschooling é legal e regulamentado, além de amplamente praticado há décadas. É o caso dos Estados Unidos, por exemplo, e em alguns estados como a Carolina do Norte, o número de crianças homeschoolers já é maior do que o número das matriculadas em escolas particulares. Vários colegas de trabalho do Fabiano nunca foram para a escola regular, apenas para a Universidade.

A convivência entre irmãos estimula o companheirismo e a cooperação

Mas e a socialização?

Sério, gente? O que mais faremos durante essa viagem será conhecer outras pessoas! Amigos em todos os lugares, de todas idades, classes sociais, culturas diferentes! Quer maior socialização do que essa?

E se um dia eles quiserem ir pra faculdade?

Caso as crianças um dia desejarem ingressar na universidade bastará fazer a prova do ENCCEJA e ganhar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental (com 15 anos) e depois o de conclusão do Ensino Médio (a idade mínima é de 18 anos). Simples assim. Sem pressa.

A habilidade de cada um é melhor desenvolvida neste tipo de aprendizado

E se um dia quiserem ir para a escola?

Por que não? Não somos contra as escolas e não advogamos a favor do homeshooling como regra geral. Apenas defendemos o direito dos pais em poderem decidir o melhor modelo educacional para seus filhos, e acreditamos que a forma que seguimos agora é o que melhor combina com nossa maneira de pensar e levar a vida. Mas isso sempre pode mudar, a qualquer momento. É isso que significa viver uma vida intencional!