Confira aqui como fica o consumo de combustível de um veículo 4x4 a gasolina, ao rebocar um trailer.
Uma das grandes dúvidas que tínhamos quando decidimos que a nossa casa sobre rodas seria um trailer - ao invés de alguma das outras opções até mais comuns no estilo de viagem overlander, como motorhome, van adaptada ou 4x4 com barraca de teto - estava relacionada ao consumo de combustível.
Considerando-se especialmente que nosso veículo rebocador é movido a gasolina, qual seria o impacto no consumo de combustível por estarmos rebocando uma casa inteira, com peso de aproximadamente 1300 kg? Seria, enfim, viável?
Conseguimos esclarecer essa questão de forma razoavelmente eficaz já na viagem que fizemos recentemente à sede da Itu Trailer, que foi a empresa que trouxe nosso Winnebago Micro Minnie e cuidou da preparação de nosso carro. Seguem abaixo os dados coletados e nossas conclusões:
Fomos de Canela/RS a Itu/SP percorrendo 1151 km na ida, somente com o carro, e 1237 km no retorno, rebocando o trailer.
Tivemos um rendimento de 9,1 km/L de gasolina na ida, apresentando um pequeno contraste com a média de 10,5 km/L na estrada que fazíamos até então. Essa diferença se dá, provavelmente, devido às regiões de serra por onde passamos no Paraná e em São Paulo, além de alguns congestionamentos que pegamos no caminho.
No retorno, rebocando o trailer, fizemos 6,1 km/L de gasolina.
Ou seja: arredondando, podemos dizer com certa segurança que o rendimento ao viajar com o conjunto inteiro fica em cerca de 2⁄3 do rendimento normal, para o nosso carro - uma Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 automática, ano 2015, movida a gasolina.
É importante ressaltar que esse valor se aplica ao nosso caso em específico. Em outras viagens mais recentes já medimos 6,6 km/L e 6,7 km/L, ou seja, a média rebocando o trailer deve ficar mesmo entre 6 e 7km/L. Mas esse cálculo não deve ser tomado como regra geral e deve variar bastante conforme a configuração do conjunto carro + trailer.
Cabe lembrar também que, na nossa viagem, este rendimento menor acontecerá apenas no deslocamento entre os lugares onde vamos pernoitar. Diferentemente das demais configurações de viagem que citamos no início do post (motorhome, van adaptada ou 4x4 com barraca), nós não vamos carregar nossa casa nos passeios locais, o que pode representar alguma redução na média final de consumo de combustível.