Sustentabilidade Elétrica

Seguimos trabalhando em nosso projeto de viagem e estamos muito próximos de fechar negócio no trailer que será nossa casa rodante!

Fabiano Franz, 10/08/2017 às 13h em Canela, Brasil

A escolha da casa rodante tem muitos fatores a serem considerados. Queremos que ela seja o tão autossuficiente quanto possível, seja em termos de energia elétrica quanto de água e gás, o que nos permitirá ficar por alguns dias “fora-de-estrada” e nos deixará menos dependentes de lugares com infraestrutura completa, como campings.

Painéis Solares

No caso da energia elétrica, isso significa a instalação de painéis solares para captar energia e carregar baterias de 12V chamadas “estacionárias”, que têm uma capacidade de carga e descarga melhor do que as automotivas. As baterias alimentam boa parte do trailer (iluminação de led, bombas de água, som, etc). Para os equipamentos que necessitam de 110V ou 220V, como é o caso da geladeira e ar-condicionado por exemplo, conta-se ainda com um equipamento chamado “inversor”, que transforma a corrente 12V das baterias em 110/220V.

Em alguns trailers, principalmente os americanos como é o caso dos Winnebago Industries, vários dos equipamentos são redundantes em relação ao tipo de energia requerido: a geladeira, por exemplo, pode funcionar tanto em 12V, 220V ou a gás; o boiler para aquecimento da água funciona tanto a gás quando com energia elétrica, e assim por diante.

Além da geração solar, tem-se também a opção de ligar o sistema de recarga ao alternador do carro, de modo que as baterias sejam recarregadas quando em viagem. E, por fim, um gerador a gasolina de “backup” garante um tempo de energia no caso de tudo mais dar errado.