Craint Dégun

Já percebeu como a nossa atenção fica aguçada pras coisas pelas quais estamos interessados em determinado momento?

Fabiano Franz, 23/09/2017 às 17h em Canela, Brasil

Por exemplo, lembro que quando saltava de paraquedas eu costumava ver avião a toda hora. Era olhar para o céu e pá: avião! Então não é de se admirar que, trabalhando no projeto 6overlanders há vários meses, ultimamente a gente esteja vendo motorhomes, trailers, 4x4, campings e oficinas mecânicas em tudo quanto é lugar. :)

Hoje, viajando na BR 101 em direção a Itu/SP pra buscar nosso trailer na Itu Trailer, passamos por uma Land Cruiser com placa da França e um camper atrás. Buzinamos e abanamos ao passar, porque né, coisa totalmente normal de se fazer.

Por coincidência ou não, vários quilômetros adiante, eles param no mesmo posto em que estávamos parados. Fui conversar e claro, eram overlanders. Um casal de franceses viajando por todo o mundo.

Na traseira do carro, a inscrição:

CRAINT DÉGUN!

Fomos pesquisar, curiosos em saber o significado. Mas no fim das contas, parece que tem aí um pouco de dialeto e a tradução não é tão óbvia, apesar de ser uma expressão comum e, digamos, “bairrista” da região da Marselha. Mas seria algo do tipo medo (crainte) e ninguém (dégun). Aqui um pouco mais de contexto.

MEDO DE NINGUÉM!

Ah! Hoje foi meu aniversário.